Viriato Soromenho-Marques na Escola da APEL, nos 300 anos de Immanuel Kant

No dia 17 de abril, a Escola da APEL, no auditório Pe. Mário Casagrande, conseguiu juntar cerca de cinquenta docentes, de diferentes grupos disciplinares e de diferentes escolas secundárias da região, com especial destaque para docentes de filosofia, com o objetivo de ouvirem e participarem numa palestra comemorativa dos 300 anos do nascimento de Immanuel Kant (22 de abril de 1724 – 2024), que foi proferida pelo Professor Doutor Viriato Soromenho-Marques, que é professor catedrático de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

300 anos Kant img 1   300 anos Kant img 3

Este encontro teve como principal objetivo homenagear um dos maiores filósofos, que, como afirmou o professor, pensou a Paz perpétua, não a nível europeu, mas global, planetária. A filosofia kantiana é também uma filosofia da humanidade, Kant foi o primeiro autor que pensou a humanidade inteira. Há um texto de Kant, de 1784, cujo título é: “Ideia de uma história Universal com um propósito cosmopolita.”
Estas foram algumas das afirmações do professor, só estas afirmações são razões suficientes para estudarmos e prestarmos tributo a Kant. Referiu também o facto de que se Kant tivesse morrido com trinta e poucos anos, era hoje provavelmente mais estudado, uma vez que ficaria conhecido apenas pela sua obra científica no campo da astronomia, uma vez que é dele a teoria Nebular, que explica a origem do sistema solar, também conhecida como Teoria Kant-Laplace. Importa referir que é Kant que propõe a teoria, em 1755, Laplace apenas a desenvolve em 1796.

Isto leva-nos a pensar que hoje os filósofos e a filosofia estão muito fragilizados e pouco valorizados; mas, a realidade reclama a necessidade da filosofia e com toda a certeza a filosofia (pensamento de maturidade) de Kant nos ajudará a resolver e a compreender os problemas contemporâneos.

O professor elogiou ainda a escola por ter tido esta iniciativa, pois esta efeméride passou quase despercebida.