No Centenário das Aparições de Fátima
MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DE FÁTIMA...
25 de maio (5ªfeira)
PALAVRA DO PAPA FRANCISCO
“Deus é o “fiel” e pede-nos a mesma fidelidade. Pensemos quantas vezes já nos entusiasmámos por qualquer coisa, por uma iniciativa, por um compromisso, mas, depois, ao surgirem os primeiros problemas, falhamos. E, infelizmente, isto acontece também com as opções fundamentais, como é o caso do matrimónio. É a dificuldade de ser constantes, de ser fiéis às decisões tomadas, aos compromissos assumidos. Muitas vezes é fácil dizer “sim”, mas, depois, não se consegue repetir este “sim” todos os dias. Não se consegue ser fiéis.
Maria disse o seu “sim” a Deus. Um “sim” que transformou a sua vida humilde de Nazaré, mas não foi o único; antes, foi apenas o primeiro de muitos “sins”, pronunciados no seu coração, tanto nos seus momentos felizes, como nos dolorosos... Muitos “sins” que culminaram no “sim” ao pé da Cruz. Pensai até onde chegou a fidelidade de Maria a Deus: ver o seu único Filho na Cruz. A mulher fiel, de pé, destruída por dentro, mas fiel e forte.
Deus pede-nos para Lhe sermos fiéis, todos os dias, nas ações quotidianas; e, acrescento: mesmo se, às vezes, não Lhe somos fiéis, Ele é sempre fiel e, com a sua misericórdia, não se cansa de nos estender a mão para nos erguer e encorajar a retomar o caminho, a voltar para Ele e confessar-Lhe a nossa fraqueza, a fim de que nos dê a sua força. É este o caminho definitivo: sempre com o Senhor, mesmo com as nossas fraquezas, mesmo com os nossos pecados. Nunca podemos ir pelo caminho do provisório. Isso destrói-nos, A fé é a fidelidade definitiva, como a de Maria”.
(Papa Francisco, Homilia, Praça de São Pedro – Roma, 13/10/2013).
A NOSSA ORAÇÃO
Digo o meu sim, como Maria!
Abro-me ao amor, com alegria...
Deixo que em mim, Cristo Senhor,
De novo desça e permaneça!
Como Maria, eu quero crer,
Como Maria, eu vou viver!
Vivo com Deus, como Maria!
Faço sempre o bem, em cada dia...
E amo os meus, como esta Mãe
Que o Bom Jesus nos deu na Cruz!
Como Maria, eu quero crer,
Como Maria, eu vou viver!
Que nestes tempos de provação,
Haja bons exemplos de comunhão...
Nossa Senhora, ouve nossa voz
E, aqui e agora, vela por nós!
Como Maria, eu quero crer,
Como Maria, eu vou viver!
(F. Gonçalves – Maio 2012)