DIA ECO-ESCOLAS | HASTEAR DA 16ª BANDEIRA VERDE DA ESCOLA DA APEL – 17 de maio de 2024

Na passada sexta-feira, 17 de maio, foi hasteada a 16ª Bandeira Verde, como reconhecimento das boas práticas ambientais que a Escola da APEL teve durante o ano letivo de 2022/2023. Este galardão tem vindo a ser conquistado interruptamente durante 16 anos, sendo um motivo de orgulho para a Escola. O hastear da Bandeira Verde decorreu pelas 11h25, no átrio da Escola, e contou com a participação de toda a comunidade escolar e com a presença da Dr.ª Mafalda Freitas, em representação da Câmara Municipal do Funchal.

DSC0015   DSC0032

Este dia teve início com um Peddy Paper, orientado pelo prof. Marçal Rodrigues, que envolveu alunos do 10ºA3 incluindo voluntários do Programa Eco-Escolas. Nesta atividade, os alunos tiveram que responder a questões relacionadas com as temáticas trabalhadas durante o ano, como Resíduos, Biodiversidade, entre outros. Também no início da manhã, outros alunos no âmbito da disciplina de CAS do Ensino Internacional IBDP e alunos do Programa Eco-Escolas e do Projeto Prémio Infante D. Henrique, colaboraram conjuntamente na criação do Jardim de plantas suculentas, com a plantação de diversas plantas e com a orientação dos professores Cristina Rodrigues, Márcia Ornelas e Inácio Santos. O Jardim foi também embelezado com pedras pintadas pelos alunos do Projeto Prémio Infante D. Henrique.

Posteriormente a estas atividades, decorreu pelas 10h a reunião do 2º conselho Eco-Escolas. Seguidamente foi visitada a Exposição de trabalhos realizados por alunos da APEL, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Go Green Against Climate Change”. Após estas atividades e antes do hastear da Bandeira Verde, os membros do Conselho Eco-Escolas participaram num lanche que incluiu bolo caseiro e chá de ervas da horta biológica.
De forma a ilustrar o trabalho conjunto, realizado no passado ano letivo ,que resultou na atribuição do Galardão, foi colocada também uma exposição à entrada da Escola com ilustrações das diversas atividades.